Semana da Alimentação Saudável acontecerá em Mampituba de 16 a 20 de outubro envolvendo escolas, clubes de mães e agricultores

0
2832

Em celebração ao Dia da Alimentação que acontecerá no dia 16 de outubro o Município de Mampituba estará realizando uma programação especial para celebrar a data. A ASCAR Emater/RS juntamente com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e as secretarias municipais de Educação e Cultura, Saúde e da Agricultura estão preparando a ”Semana da Alimentação Saudável em Mampituba que contará com a realização de várias atividades  ao longo da semana envolvendo principalmente as escolas, os clubes de mães e os agricultores em geral.

A programação terá início na segunda feira, dia 16, quando  será realizada na Praça São José Operário das 09 as 16 horas a ”Feira Sementes que Alimentam Mampituba”. O evento será organizado pela ASCAR Emater/RS e Secretaria Municipal da Agricultura e proporcionará a população um dia de intercâmbio com os agricultores sobre a importância da produção e/ou aquisição saudável de alimentos visando ampliar a conscientização que alimentação saudável tem para a saúde das famílias.

Outra atividade desenvolvida pela ASCAR Emater/RS  acontecerá entre os dias 17 e 20 de outubro com mais uma edição do Festival Municipal de Hortas envolvendo as sócias dos clubes de mães das comunidades de Vila Matias, Costãozinho, Vila São Jacó, Roça da Estância, Vila Brocca, Centro e Alto Rio de Dentro.

Outras ações serão realizadas junto as escolas do município com atividades de educação alimentar e nutricional para crianças e adolescentes dentro do ambiente escolar, visando proporcionar conhecimento sobre alimentação, segurança alimentar e alimentação. As ações foram desenvolvidas pelas nutricionistas do  município Melissa Espíndula Lumertz (Sec. da Saúde) e Cláudia Bortoluz Alves (Sec. de Educação) e fazem parte da atividade ”Educação Nutricional para a prática de uma alimentação Consciente” onde podemos destacar:  ”Trilhas práticas alimentares saudáveis”; ”Montando meu prato”; ”Semáforo de Alimentos”; ”Estamos Comendo o Que?” e ”Educando com a Horta Escolar.

As atividades serão realizadas na Escola Afonso Bedinot nos dias 17 e 18 de outubro e na Escola Demétrio Alves Fogaça no dia 19.