Geodiversidade é tema de palestra em Mampituba

?

Na noite da última segunda feira, 25 de setembro, após a Sessão  Ordinária, o Plenário da Câmara de Vereadores de Mampituba foi palco de  uma importante palestra com a Geóloga Flávia Fernanda de Lima, sócia da empresa GEODIVERSIDADE, contratada pela Secretaria Estadual de Turismo de Santa Catarina para assessorar a região aspirante a GEOPARQUE formada por sete municípios: Mampituba, Torres e Cambará do Sul no RS e Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande.  Prestigiaram a palestra os vereadores, servidores municipais, lideranças políticas locais e membros da comunidade ligados ao turismo.

A Pedido do Consórcio Público Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul (responsável pela gestão do processo de candidatura a Geoparque) a geóloga está realizando várias palestras nos municípios para explicar a população a importância para a região da criação do Geoparque após sua aprovação pela UNESCO.

A área do Projeto Proposta de Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul possui grande potencial do ponto de vista geoturístico. A região também é conhecida como “Aparados da Serra”, e constitui a maior concentração de cânions do Brasil. Do ponto de vista do patrimônio geológico configura um dos maiores eventos magmáticos ocorridos no planeta, cenário de atividades vulcânicas que cobriram cerca de 1.200.000 km2, e que estão associadas à ruptura do continente Gondwânico. A borda sudeste desta grande província forma um conjunto de escarpas, derivadas da notável feição geomorfológica formada pelo corte abrupto do Planalto dos Campos de Cima da Serra, através de paredões verticalizados de rocha vulcânica. A área de ocorrência dos cânions possui uma extensão total de aproximadamente 250 km e mostra uma sucessão de escarpas de até 900 metros de altura.

Aliada à beleza cênica dos cânions, merece destaque a biodiversidade da região representada pelo Bioma Mata Atlântica. Nos Campos de Cima da Serra ocorrem as florestas de araucárias e nas escarpas a mata pluvial tropical atlântica. Nestes dois casos, constituem-se parcelas do pouco que restou desse importante Bioma, e que ainda se encontra preservado no país. Na região da Proposta de Geoparque existem duas unidades de conservação federais, os parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral.