Mampituba realiza com sucesso o ”1º Mulheres em Movimento”

Aconteceu na última quinta-feira (31/ago) aconteceu em Mampituba o ”1º Mulheres em Movimento” uma parceria entre  a EMATER/ASCAR e o CRAS, com o apoio da Administração municipal. O Evento teve como objetivo fortalecer a participação social feminina, através da realização de um dia de atividades recreativas, educacionais e culturais. Foi um dia de lazer e de reflexão direcionado para as mulheres, onde AUTONOMIA + EMPODERAMENTO = QUALIDADE DE VIDA!. O evento contou com a participação de mais de 150 mulheres ao longo do dia.

”Acreditamos que o investimento na ampliação das ações voltadas para essa demanda proporciona o fortalecimento dos grupos, e a autonomia feminina”, destaca a Assistente Social Daiane Teixeira. Segundo a Extensionista Rural Social da Emater Graciela Meller Mecking a proposta do evento se deu através do continuo trabalho e convivência diretamente com as famílias, assim percebeu-se e necessidade de fortalecer a participação social das mulheres também como forma de superação e melhoria das condições sociais.  As experiências com os clubes de mães do município contribuíram muito com a realização e organização deste dia.

A abertura do evento contou com a presença do Prefeito Municipal Dirceu Selau e sua esposa Lucia Martins Selau , e do vice-prefeito Gilberto Roldão e sua esposa Lediane Valim, bem como a presença da Secretaria de Assistência Social Maria Gorete Brocca da Silva, da Diretora Juliana Costa, da Secretaria de Educação Ana Maria Borges Martins e da Secretaria de Saúde Marta Aguiar dos Santos. Em seu pronunciamento o prefeito enfatizou a importância destes eventos onde as mulheres se unem, se fortalecem e juntas refletem sobre o papel da mulher na sociedade, onde cada dia mais as mulheres desempenham varias funções e muitas vezes não são valorizadas da forma como deveriam ser reconhecidas.

A abertura contou também com uma apresentações musicais das adolescentes Anna Luíza e  Tauana, além de uma palestra com a psicóloga do CRAS, Graziela Trescher que teve como tema o empoderamento feminino. Logo após aconteceu  um momento de reflexão seguido de atividades físicas e de dança coordenados pela professora Simone.

Foi servido um delicioso almoço e logo após tiveram início as oficinas de cidadania, artesanato, beleza, massagens, fotografias, apresentações culturais de gaita de musica gospel. A vereadora Aleide Scarpari  fez uso da palavra destacando a importância da mulher na política. Durante o evento foram distribuídos diversos brindes doados pelo comercio local e demais parceiros do evento.

A organização do 1º Mulheres em Movimento agradece o apoio do Conselho Municipal dos Clubes de Mães, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Administração Municipal para a realização do evento e de forma especial todos voluntários que contribuíram com a prestação de seus serviços.