Participação ativa das escolas do município no VI Fórum das Águas da Lagoa do Itapeva

O VI Fórum das Águas aconteceu nos dias 28 e 29 de novembro no Salão Comunitário São José Operário de Mampituba e contou com várias palestras com excelentes palestrantes que falaram sobre diversos temas relevantes sobre a água. Na abertura estavam presentes o senhor Prefeito Municipal  Dirceu Gonçalves Selau e a primeira dama Lucia Martins Selau, o vice prefeito Gilberto Roldão, a secretaria de administração Sônia Maria Bedinot, a secretária de turismo Lediane Valim, a secretária de Educação Ana Maria Borges Martins, o diretor de departamento de turismo João Ferreira, o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais Alcides de Oliveira Lopes, o presidente da AIRIM e do comitê de bacia do Rio Mampituba Alexandre de Almeida, a  princesa da corte Stefani Roldão, o engenheiro agrônomo Carlos Cechin. Ainda estavam presentes o prefeito e vice-prefeito de Dom Pedro de Alcântara, a diretora de departamento de meio ambiente de Dom Pedro de Alcântara Fabiana Dimer, o secretario de meio ambiente de Arroio do Sal Luis Schimidt. A abertura foi abrilhantada pela belíssima dança apresentada pelas alunas da Escola Demétrio Alves Fogaça: Salve a Mãe Natureza. Entre as palestras apresentadas estavam a preservação das águas e do entorno da Lagoa do Itapeva, sistemas agroflorestais, Sistemas Agroflorestais-licenciamento ambiental, reaproveitamento do óleo de cozinha, sistemas associativos de classificação dos resíduos recicláveis esgoto sanitário-sistemas alternativos, plano de bacia do Rio Tramandaí, pagamento dos serviços ambientais e o novo código florestal brasileiro e CAR.

No final do evento a Secretaria de Educação Ana Maria Borges Martins apresentou o resultado da Gincana Ambiental nas escolas, projeto este que foi desenvolvido ao longo do ano, no sentido de conscientizar os alunos e seus familiares da importância de dar o destino adequado aos resíduos gerados pela família. Os materiais recicláves eram trazidos pelos alunos até a escola, onde os mesmos eram pesados e encaminhados para a empresa RB Correa, que por sua vez da o destino correto aos resíduos. A Escola Afonso Bedinot recolheu um total de 446.099 kg e a Escola Demétrio Alves Fogaça um total de 290.318 Kg.

A Secretária Ana presenteou a todas as escolas, dando a elas um quadro com o certificado do título de Educadora Ambiental, parabenizando as diretoras Luzia Rodrigues da Costa e Gedalva Jocemar Alves pelo empenho e participação na gincana ambiental e a todas as escolas pelo trabalho de Educação Ambiental que vem sendo desenvolvido e pelas belíssimas apresentações dos alunos no Fórum, acrescentando aqui a diretora do C.E.I Mini Mundo Karina Silvino Bohn e a diretora Ana Selonir Martins da Escola Estadual Martimiano Ferreira Alves.

Coordenado pelo engenheiro agrônomo Carlos Cequim, foi feito uma avaliação de todo o evento e elaborado a carta do Fórum com encaminhamento para as futuras ações em favor da proteção desse bem tão sagrado que é a água.

Nossos agradecimentos a toda equipe que ajudou na organização do evento especialmente ao diretor de departamento de turismo João Ferreira responsável pelo cerimonial de todo o evento,  as escolas municipais e estadual e a todos os palestrantes: Equipe da SEMA Tramandaí, engenheira agrônoma Emiliana Cordioli( Emater Três cachoeiras) e engenheiro agrônomo Carlos Cechin; química e gestora ambiental Mirian Leitvke Mackedanz (Corsan Torres); Marla L. Borges- Ass. Comunitária de recicladores de Três Cachoeiras; João Vargas Souza e STE Consultoria; Eugênio Cânepa e STE; Karen Flores Rodrigues ( Bióloga); Dilton Castro ( ANAMA).