NOTA OFICIAL SOBRE O ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO CENTRO DE MAMPITUBA

A Administração Municipal, através do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Mampituba (DEMAEM) vem por meio desta se manifestar diante das constantes interrupções no abastecimento de água no Centro de Mampituba e na comunidade de Costãozinho diante dos fatos a seguir apresentados:

a) A constante falta d’água no Centro e Costãozinho nos últimos dias tem sido gerada pelo surgimento de diversos vazamentos na tubulação subterrânea e que vem dificultando a sua localização e o referido conserto.

b) Nas última semanas as equipes do DEMAEM vêm trabalhado constantemente no conserto desses vazamentos sendo que alguns deles já foram solucionados nos seguintes locais:
–   próximo ao posto de gasolina
–   em frente à Câmara de Vereadores
–   próximo à Capela Mortuária

c) Um quarto vazamento até foi consertado recentemente na RS 494 próximo a entrada do Britador, porém ainda existe um novo vazamento próximo ao mesmo local, localizado sob a pavimentação asfáltica numa distância aproximada de 1,6m da borda do asfalto

d) Para evitar ter que mexer no asfalto, foi realizada recentemente uma aquisição de materiais hidráulicos para a instalação de uma nova tubulação pelo lado externo da rodovia com cerca de 60 metros de extensão, e assim isolar o trecho problemático, esperamos assim, solucionar de vez esta fuga d’água.

e) Amanhã o DEMAEM estará com duas equipes de trabalho atuando na manutenção das redes de água encanada no Município. Uma estará no local mencionado acima e outra na Rua Fundos do Costãozinho, onde também existe um vazamento que está prejudicando a vazão d’água para algumas residências.

f) Desde o ano de 2018 o DEMAEM realizou a interligação de todas as redes de água abastecidas pelos seguintes poços artesianos: Rio de Dentro, Vila Pereira Lentz, Centro e Cambraia. Esta medida tem por finalidade garantir o abastecimento nestas comunidades, já que o volume de água dos poços é suficiente para atender todas as residências. No entanto o surgimento dos primeiros vazamentos na região do Centro pode ter gerado uma pressão maior na água e assim ter possibilitado o surgimento de novos vazamentos. O DEMAEM está estudando esta possibilidade e se for comprovado, adotará medidas para instalar equipamentos para diminuir esta pressão da vazão d’água e assim eliminar essas fissuras nos canos sem prejudicar o abastecimento.

g) Recentemente a comunidade de Roça da Estância enfrentou situação parecida com constantes faltas d’água. Mas depois de muita persistência da equipe do DEMAEM foi localizado o vazamento causador dos problemas e assim o abastecimento naquela comunidade foi normalizado.

A Administração Municipal tem ciência dos transtornos causados pelas constantes interrupções no fornecimento e vem por meio desta pedir desculpas a população pelos contratempos gerados, principalmente agora em que nossas famílias estão cumprindo as orientações de isolamento domiciliar. No entanto durante todo este período, os servidores do DMAEM nunca mediram esforços na busca de soluções para estes problemas, e mesmo em tempos de quarentena, trabalharam incansavelmente muitas vezes a noite e nos finais de semana procurando restabelecer o abastecimento da água para nossas famílias.

Diante das explicações acima, das medidas que estão sendo tomadas e dos trabalhos que serão iniciados a partir desta quarta-feira, estamos confiantes que esta demanda será finalmente solucionada e que em breve o abastecimento de água em nossas comunidades retornará a normalidade.

Mampituba, 31 de março de 2020

Dirceu Gonçalves Selau