Horto Municipal é inaugurado em Rio de Dentro

Visando trabalhar a prevenção junto a Atenção Básica na Saúde foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (25/out) em Rio de Dentro o ”Horto Municipal” que foi construído junto a Unidade Básica de Saúde Bento Patrício Réus. Entre as autoridades presentes, estavam o Prefeito Dirceu Gonçalves Selau, o Secretário da Saúde Ricardo dos Santos, o Presidente da Câmara de Vereadores Jailson do Santos, a Presidente do Conselho Municipal da Saúde Marizete Constante Ramos, a Chefe do Escritório Municipal da Emater Graciela Meller Mecking, além de diversas outras autoridades como vereadores, secretários, servidores da secretaria da Saúde, comunidade em geral, com destaque para as representantes dos clubes de mães que há vários anos vem desenvolvendo o trabalho de Farmacinha Caseira em suas comunidades.

Segundo os pronunciamentos das autoridades presentes, o objetivo principal da criação do horto é trabalhar a prevenção das doenças, proporcionando a população uma melhor qualidade de vida, seja na diminuição do consumos dos medicamentos químicos como através de uma alimentação saudável.

Mas a inclusão da fitoterapia na Atenção Básica irá muito além da construção do Horto. Em setembro foi sancionada a Lei Municipal Nº 984/2019 que ”Institui a Política Intersetorial de Plantas Medicinais e de Medicamentos Fitoterápicos no Município de Mampituba e dá Outras Providências”. Com a  nova legislação fica instituída a política inter setorial de plantas medicinais que será inserida na Política Municipal de Assistência Farmacêutica e seguirá as diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica e da Política Nacional de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos.

Entre os principais objetivos da nova lei estão a promoção da pesquisa científica ligadas as plantas medicinais, a formação de profissionais direcionados à utilização das plantas medicinais, o planejamento da produção agroecológica e a produção de materiais didáticos como folhetos, folders, vídeos entre outros.

O Escritório da Emater foi um parceiro fundamental na construção do horto com a participação através de várias frentes, entre elas está o ”Relógio do Corpo Humano”, umas das atrações do local, que é uma metodologia de trabalho desenvolvida pela entidade, onde são cultivadas plantas medicinais  que auxiliam no tratamento da doença do órgão representado. Essa teoria diz que é preciso, na medida do possível, usar essas plantas nas horas indicadas pela medicina chinesa, para obter a cura ou alívio dos sintomas deste órgão”. O ”Relógio do Corpo Humano” será um espaço didático, para trabalhar com os escolares, clubes de mães e  grupos da saúde.