Mampituba Segue com os trabalhos de implementação da TRILHA DOS CÂNIONS integrada na Rede Nacional de Trilhas

No último dia 20 aconteceu mais uma saída a campo para identificação do trajeto que integra a trilha de longo percurso TRILHA DOS CÂNIONS, reconhecida na portaria do MMA N°554 em 15 de dezembro de 2021. O projeto partiu de uma iniciativa da parceria entre os municípios de Torres, Mampituba, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras,Três Forquilhas e Itati, ainda no estado do Rio Grande do Sul.

“ Quando ocorreram os primeiros encontros para a discussão  mobilizadas pelos prefeitos dos municípios envolvidos, tínhamos a certeza de um novo produto na região, que seria destaque a nível internacional, contudo seria um grande desafio tornar e desenvolver um projeto apto a operação prática, porém com a experiência e conhecimentos da atividade e da região conseguimos entregar algo magnífico e de peso, o qual tivemos o êxito da aprovação e hoje passa por adequações práticas nesta etapa de identificação. Assim colocando os municípios envolvidos em mais uma vitrine do turismo nacional e internacional”, explicou o secretário de Turismo de Mampituba Juninho Nascimento

RedeTrilhas

De acordo com site GOV, a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas) é uma iniciativa do Governo Federal destinada a conectar pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro por meio de trilhas de longo curso em todo o país. A RedeTrilhas foi instituída pela Portaria Conjunta nº 407, de 19 de outubro de 2018, regulamentada pela Portaria conjunta MMA/MTur/ICMBio nº 500, de 15 de setembro de 2020.

Com a RedeTrilhas, novas trilhas e trechos adicionais deverão seguir padrões de mapeamento e identificação estabelecidos pelo Manual de Sinalização de Trilhas do ICMBio. A ação traz mais segurança para os turistas e usuários, que agora poderão contar com padrões de estrutura e acesso contemplados pela iniciativa, que vão da indicação de pontos de interesse turístico, como lagos e cachoeiras, a bases para pernoite, alimentação e outros pontos de apoio.