Poder Executivo publica Decreto com medidas preventivas no combate ao Coronavírus

O Prefeito de Mampituba Dirceu Gonçalves Selau publicou na tarde desta terça-feira (17/mar) o Decreto Municipal 021/2020 que apresenta medidas preventivas no combate ao Covid-19 (Novo Coronavirus)  para serem aplicadas no município de Mampituba nos próximos dias. A decisão foi tomada depois de uma reunião com o secretariado visando evitar a ocorrência de casos do Coronavírus no município de Mampituba.

Entre as decisões tomadas estão a suspensão até o dia 05 de abril das aulas na rede municipal de ensino, no Centro de Educação Infantil Mini Mundo (creche) assim como no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O atendimento ao público nas repartições públicas não terá horário reduzido de expediente, no entanto será estabelecida uma escala de redução de servidores em cada setor, visando a diminuição da presença de pessoas dentro dos prédios públicos.

Na área da Saúde estão suspensos os seguintes atendimentos: fisioterapia; terapias integrativas; academia; nutricionista; psicologia e serão atendidos na odontologia somente casos de emergência. Outra medida adotada será o fechamento provisório da UBS de Rio de Dentro visando aumentar o quadro de pessoal nos demais postos de saúde. Também está prevista a redução do número de viagens para fora do município.

Nas Unidades Básicas de Saúde do Centro e de Roça da Estância os profissionais estão recebendo todas as orientações possíveis para melhor atender a população e identificar possíveis casos do COVID-19. A Secretaria da Saúde alerta que em casos suspeitos de Coronavírus o procedimento correto é o de não trazer o paciente para o Posto de Saúde e sim o isolamento em sua residência. Para esta comunicação direta da população com a Secretaria da Saúde foi disponibilizado o número de telefone e WhatsApp (51) 99467.9567 que estará disponível ao público no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Também estão suspensos a partir de quinta-feira os treinamentos da ”Escolinha de Futebol Chute Certo”, os encontros da Terceira Idade e os demais eventos organizados pelo município como reuniões e eventos do Geoparque. A entrega oficial dos Mapas do Georreferenciamento do Projeto de Regularização Fundiária  prevista para acontecer na próxima quinta-feira (19/mar) também foi adiada.

A decisão de um possível adiamento do início do Campeonato Municipal de Futebol previsto para acontecer no dia 11 de abril será tomada até o final do mês de março.  A Festa da Banana prevista para os dias 19, 20 e 21 de junho também está suspensa até uma nova decisão, considerando a Nota Oficial da Diocese de Osório publicada hoje recomendando o cancelamento de todas as festas comunitárias da Diocese por tempo indeterminado

Clique Aqui para acessar na íntegra o Decreto Municipal  021/2020 que  ”Dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo Covid-19 (Novo Coronavírus) no âmbito do município de Mampituba/RS.