Seminário sobre plantas medicinais: FITOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA

O 1° Seminário sobre Plantas Medicinais: Fitoterapia na Atenção Básica aconteceu na tarde do dia 21 de novembro, no Plenário da Câmara de Vereadores de Mampituba. A iniciativa faz parte do Projeto Implantação de Produtos e Serviço de Fitoterapia na Unidade Básica de Saúde de Mampituba/RS que busca disponibilizar nos postos de saúde do município ervas medicinais no tratamento de doenças. A proposta da Prefeitura Municipal através do Secretário da Saúde, Ricardo dos Santos teve início com uma visita a Nova Petrópolis para conhecer a experiência das plantas medicinais no SUS. A partir dessa atividade, formou-se um grupo com as entidades parceiras, tais como Secretaria do Agricultura, Emater/ASCAR, Sindicato dos/as Trabalhadores/as Rurais, Clubes de Mães e Conselho Municipal de Saúde para viabilizar o projeto, dentro ele, a construção do Seminário sobre Plantas Medicinais.

O objetivo do evento foi sensibilizar a população para o uso das plantas a partir da prescrição dos profissionais de saúde. Nesse sentido, as palestrantes as enfermeiras Viviane Vargas e Aline Rosa explanaram sobre o excesso de medicação usado pela população, a “bruxinha de Deus” Rafinha abordou as estratégias de acolhimento e humanização no atendimento, bem como os principais efeitos das plantas no nosso organismo. A extensionista social da Emater de Lavras do Sul, Alice Prestes apresentou o marco legal das ervas medicinais no SUS e um relato sobre a experiência de Nova Petrópolis. Por fim, Frei Vilson Zanatta sensibilizou as participantes sobre a relação entre alimentação e saúde.

O seminário contou com a participação de cerca de 100 pessoas, em sua maioria mulheres. Vale lembrar que a Secretaria da Saúde juntamente com seus parceiros está viabilizando a implantação de um horto de plantas medicinais localizado junto ao posto de saúde na comunidade do Rio de Dentro, onde as ervas medicinais serão produzidas e beneficiadas para distribuição à população de Mampituba.