Atualização sobre o COVID-19 no município

0
412

Seguindo as normas e orientações previstas repassadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a suspensão geral de atividades não essenciais, entre 20h e 5h, ficará vigente até 31 de março. A ação tem como objetivo reduzir a circulação de pessoas e consequentemente, a circulação do vírus. Ainda, de acordo com as normas do decreto estabelecido pelo Governador Eduardo Leite, fica suspensa temporariamente a congestão regional até o dia 21 de março. 

O médico Cris Feijó, comentou sobre a importância das medidas que estão sendo tomadas e frisou novamente que é necessário e extremamente eficaz o isolamento para a contenção da propagação do vírus.  

“Qual o grande problema da infecção por Coronavírus? Ela pode se tornar grave sem anunciar. Muitas vezes eu posso pegar e passar para outra pessoa sem nem ao menos ter espirrado, essa outra pessoa pode falecer por conta disso. Não colocamos o fato como culpa ou responsabilidade de alguém, mas a gente coloca isso como os cuidados que a gente precisa ter com os outros”. 

O sistema de saúde em todo o estado está sobrecarregado. De acordo com o médico, ainda é possível observar a dificuldade das pessoas de se conter no seu ambiente. 

“O vírus tem uma alta infectividade, uma pessoa passa para várias pessoas, porém ele tem uma baixa letalidade. Muitas pessoas pegam e poucas pessoas morrem. Qual a grande dificuldade que a gente encontra nele? A gente encontra a dificuldade de perceber qual é a pessoa com risco de morte. Porque a até pouco tempo a gente tinha os idosos e as pessoas com comorbidades, mas como tem muita gente pegando, vai ter muita gente que não é idoso e que não possui comorbidades sobre risco”, alertou o médico.

Para frear a propagação do Coronavírus, algumas das atividades realizadas nos postos de atendimento no município precisam ser suspensas. A Secretária esclareceu dúvidas da população sobre o assunto. 

“Depois que passar esse momento, iremos organizar e agendar todos os atendimentos que foram cancelados. Todos terão seus atendimentos remarcados. O momento é de conscientização, vamos ficar em casa”,explicou a Secretária de Saúde, Marta Aguiar. 

A Secretaria já vem trabalhando e analisando a possibilidade de compra de vacina para a população. Atualmente a vacina é limitada ao governo federal que repassa aos estados, que repassa aos municípios. 

“Estamos sempre trabalhando, existe um consórcio do litoral norte que está trabalhando na possibilidade de que o município possa comprar as suas doses de vacina. Então, estamos trabalhando com a real possibilidade de comprar algumas doses. Isso envolve todo um planejamento que está sendo feito com médicos, enfermeiros, com o número da população, com grupos de risco, tudo isso exige um planejamento”, esclareceu Marta. 

Buscando alertar a população, a Secretária de Saúde Marta Aguiar, está semanalmente atualizando a situação enfrentada pelo município na luta contra o coronavírus. O comunicado é feito por meio de lives na página da Secretaria no Facebook.