Campeonato de Mampituba homenageará o Ex-Prefeito Élio de Farias Matos

Em reunião realizada na noite da última terça-feira (22/maio) os dirigentes dos clubes que disputarão o Campeonato Municipal de Futebol Amador de Mampituba 2018, juntamente com o Diretor Municipal de Turismo e Desporto João Ferreira e o representante da  ”LAVM – Liga Atlética do Vale do Mampituba” Felipe Selau Garcia, definiram alguns pontos importantes sobre a competição desse ano, que homenageará o Ex – Prefeito Élio de Farias Matos que administrou o município de Mampituba nos anos de 1997 a 2004. Outra definição importante foi a data de  início da competição que ficou acertada para o dia 30 de junho, sendo que a  tabela da competição será definida através de sorteio em reunião que acontecerá na próxima terça feira dia 29.

Élio da Farias Matos nasceu em 16 de outubro de 1945, foi pai de oito filhos e sempre teve sua vida ligada a agricultura, onde entre outras culturas plantou fumo e cana de açúcar. No ano de 1977 comprou seu primeiro caminhão, veículo que utilizou no transporte de cachaça e outras culturas produzidas em sua propriedade, foi neste período que Élio se tornou uma liderança conhecida regionalmente, lhe proporcionando entrar na vida política quando em 1982 elegeu-se vereador pela 1ª Vez no Município de Torres. Em 1992 pela segunda vez elegeu-se para o Legislativo Torrense e neste período foi presidente da Comissão Emancipacionista que lutou pela emancipação da região dos distritos de Rua Nova e Roça da Estância vindo a originar em 28 de dezembro de 1995 o Município de Mampituba.

Élio de Farias Matos elegeu-se em 1996 o 1º Prefeito de Mampituba, sendo reeleito para o mesmo cargo nas eleições do ano 2000. Pouco mais de um ano após deixar o cargo de prefeito uma fatalidade tirou a vida do ex prefeito que faleceu vítima de um afogamento no Balneário Rosa do Mar em 27 de janeiro de 2006. A lembrança do nome do ex-prefeito é de iniciativa do Esporte Clube Santanense de Vilas Matias, comunidade onde Élio residiu grande parte de sua vida.

O Campeonato Municipal de Futebol Amador de Mampituba é organizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Desporto em conjunto com a LAVM, contratada para fornecer a arbitragem, seguranças, mesários, premiação e todo material esportivo a  ser utilizado durante a competição. Os atuais campeões municipais de Mampituba são as equipes do São Luís de Alto Rio de Dentro na Categoria Titulares e do Florestal de Vila São Jacó nos Aspirantes.