Projeto Inovador no combate ao uso de drogas é apresentado em Mampituba

O Salão São José Operário de Mampituba ficou lotado na noite desta quarta-feira (31/jul) para prestigiar o Coquetel de Lançamento do Projeto Drogas #PenseBem, projeto que foi desenvolvido pelas assistentes sociais Gabriela Colombo e Zaida dos Santos Scheffer e será realizado em parceria com as escolas do município. Esta é uma iniciativa inovadora na forma de trabalhar a prevenção ao consumo do álcool, tabaco e outras drogas.

O evento contou com a presença de autoridades locais como o Prefeito Dirceu Gonçalves Selau, o Vice-Prefeito e Secretário de Obras Gilberto Lopes Roldão que no ato também exercia a função de Prefeito em exercício, os secretários municipais Ricardo dos Santos (Saúde), Ana Maria Borges Martins (Educação) e Lediane Valim da Silva (Assistência Social), além do Presidente da Câmara de Vereadores Jailson dos Santos, da Presidente do Conselho Municipal da Saúde Marizete Constante e do Sargento Leandro Martins, hoje aposentado mas que durante muitos anos coordenou o Proerd no município de Mampituba.

Durantes os pronunciamentos das autoridades, foram abordados diversos pontos referentes ao aumento do consumo de drogas nos últimos anos em Mampituba. A Secretária de Educação Ana Maria destacou como um dos fatores a falta da espiritualidade na vida das famílias, onde as pessoas estão cada vez mais distante de Deus, vivendo individualmente, e a religião independente  qual for, está fazendo falta na vida das pessoas. Já o Secretário da Saúde Ricardo dos Santos destacou a importância de investir no ser humano e salientou que tão importante para o administrador público como inaugurar uma obra é realizar políticas públicas que melhorem a vida das pessoas, citando como exemplo o projeto de Fitoterapia na Atenção Básica, onde a construção da horta medicinal já está quase concluída junto ao Posto de Saúde de Rio de Dentro.

O Sargento Leandro Martins se dirigiu aos jovens presentes salientando que a vida é feita de escolhas e algumas delas podem ser sem volta e por isso é sempre  importante ver quem são as nossas amizades. O Prefeito Dirceu salientou que é importante valorizar a vida e as pessoas e  que a administração municipal sempre estará apoiando iniciativas que valorizem a vida e o ser humano.

A Assistente Social Gabriela Colombo iniciou sua apresentação destacando que a ideia do projeto surgiu de uma grupo de professoras da Escola Afonso Bedinot preocupados com o crescimento do consumo de drogas pela sociedade e de que forma a comunidade escolar poderia trabalhar este tema tão importante e tão atual com seus alunos.. Segundo ela, o tema ”drogas” é muito complexo e  precisa ser tratado sem preconceitos e sem julgamentos e que a luta contra as drogas é uma missão de todos e parabenizou a administração municipal por acreditar no projeto, por acreditar na vida e encerrou sua fala afirmando que o projeto que teve início na Escola Afonso Bedinot se estenderá as demais escolas  e até o fim do ano muitas atividades serão realizadas com as crianças e adolescentes, entre elas uma Feira dos Trabalhos realizados pelos alunos que deverá acontecer em novembro.

Fechando a programação da Abertura Oficial foi ministrada a palestra ”DROGAS – Prevenir é o Melhor Remédio” com a psicóloga Márcia Cândido que trabalha em Mampituba desde 2005 e que há muitos anos realiza um trabalho junto ao ”CAPS – Centro de Atenção Psicossocial” de Torres onde tem atuado diretamente com grupos de dependentes químicos. Em sua palestra Márcia contou com a participação do seu colega do CAPS, o estagiário de Psicologia da Ulbra-Torres Amilton Valim Cardoso que repassou um pouco do seu conhecimento junto aos dependentes químicos, principalmente aos consumidores do álcool, que é a porta de entrada para o consumo de outras drogas ainda mais perigosas como a maconha ou a cocaína que entre as ilícitas, são as drogas mais consumidas.

Segundo Márcia, nestes 14 anos que trabalha em Mampituba  tem notado uma mudança de comportamento junto a população, no início a maioria dos seus pacientes buscavam tratamentos contra males como a ansiedade, o início de depressão, entre outros. Depois passou para dependentes de bebidas alcoólicas e nos últimos anos começaram a surgir casos de dependestes de drogas mais pesadas. A psicóloga destaca que o primeiro passo para o usuário e para a família é reconhecer e identificar o problema e a partir daí partir em busca do tratamento.

Márcia relatou aos jovens presentes, que segundo relatos colhidos junto aos seus pacientes, num primeiro momento a droga é uma experiência inesquecível, mas depois vem as conseqüências, junto com o vício vem o isolamento, o prejuízo no rendimento escolar, os conflitos familiares e em casos mais extremos a insegurança pública e até mortes, como aconteceu recentemente aqui mesmo em Mampituba.  Márcia concluiu sua fala dizendo que não há uma receita pronta para combater o consumo de drogas, é necessário buscar saídas, mas principalmente é necessário que o usuário de substância queira sair desta vida que proporciona tanto sofrimento estabelecendo um novo caminho, buscando qualidade de vida. A luta contra as drogas é uma batalha de todos e é importante que o município também esteja engajado nesta luta proporcionando condições para que os jovens busquem outras alternativas de vida mais saudáveis e citou como um exemplo a Academia de Saúde, anexa ao Posto de Saúde do centro e aberta a população para a prática de exercícios físicos, finalizou Márcia.

Após a palestra foi servido um coquetel aos presentes, patrocinado por comerciantes do município colaboradores do projeto e também por servidores municipais das secretarias da Saúde e da Educação.