Secretária de Educação de Mampituba promove Formação Pedagógica para professores e funcionários

Na última segunda-feira, dia 13, a Secretaria Municipal de Educação promoveu, oficialmente, a abertura do Ano Letivo/2023. Neste primeiro encontro, que reuniu toda a equipe de professores e demais colaboradores, aconteceu a palestra show, coordenada pela profissional Fernanda de Souza Oliveira Fernandes.

Através de um momento alegre, dinâmico e reflexivo, a palestrante procurou gerar reflexões inspiradoras que possam vir a reverberar durante o ano de 2023. Além de despertar boas energias para que o trabalho almejado possa ser executado no decorrer do ano letivo que se inicia.

No segundo dia, na terça-feira, dia 14, a formação pedagógica dos profissionais da Secretária de Educação teve continuidade. Abordando o tema “Transtornos de aprendizagem x Dificuldades de aprendizagem”, o dia de formação foi conduzido pelos dos profissionais, a Psicopedagoga e Assistente terapêutica, Isadora Espíndola e do Orientador Educacional, Historiador e Pós Graduando em Educação Especial e Inclusiva, Jodoel Gonçalves Cardoso.

Durante o dia os seguintes temas foram debatidos: Educação e Amorosidade; Cada aluno/a é único/a: processo diagnósticos; Transtornos de aprendizagem X Dificuldades de aprendizagem; Legislação Básica de Inclusão; Abordagens em neurociência e educação; Plano de Educação Individualizado (PEI).

No terceiro dia de formação, na quarta-feira pela manhã, a pauta debatida foi a Lei Lucas (13722/18). A lei tem o propósito de exigir a capacitação de todos os profissionais de educação sobre primeiros socorros.

A capacitação foi conduzida pelo Sargento França, o qual realizou o treinamento de primeiros socorros, trazendo de forma prática e exemplificando situações em que os profissionais da Secretaria de Educação possam vir a ser surpreendidos.

Para finalizar a formação pedagógica, foi a realizado no período da tarde a primeira capacitação sobre o Geoparque, o qual o Município de Mampituba integra. A mesma foi realizada e conduzida por os coordenadores, Maria ElisaBeth Rocha, Geóloga do eixo de Geoconservação e Vilson José do Nascimento Junior, Turismólogo do Eixo Turismo.

Durante a palestra a Geóloga Beth trouxe aos profissionais da educação uma sequência de conhecimentos dentro da Geoconservação. Na oportunidade, um ato simbólico de apresentação do novo coordenador de Turismo, Vilson José do Nascimento Junior, foi realizado.

A Secretária de Educação, Gislaine Magnus, agradece a participação de todos, destacando a presença do Prefeito Municipal Pedro Juarez e da Secretária de Administração e Primeira Dama, Raquel Pacheco. A Secretária também frisa o importante apoio que vem recebendo da Administração Municipal para que ações como essa possam acontecer, beneficiando ainda mais a formação dos profissionais da educação do município.