CMDR de Mampituba realiza última reunião de 2018 com confraternização

Os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Mampituba realizaram na manhã desta terça-feira (11/dez)  em Rio de Dentro a última reunião do ano de 2018. Na pauta assuntos importantes que nortearão os trabalhos na área da agricultura em 2019 como: Apresentação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR); Alterações das entidades que compõem o Conselho; Criação de uma lei que regulamente o transporte e a aplicação de esterco de ”cama de aviário” nos meses de verão”  e a entrega dos kits de irrigação  oriundos do Programa de Irrigação Familiar.

Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR)

Discutido e elaborado ao longo do ano de 2018, o PMDR de Mampituba teve seu texto final apresentado e aprovado pelos membros de CMDR nesta reunião.  No início de 2019 o texto do PMDR será encaminhado para o Poder Legislativo Municipal para ser apresentado aos vereadores, não necessitando o mesmo passar por votação.

O plano consiste em definir os objetivos gerais no setor agrícola e estabelecer estratégias para alcançar estes objetivos. No caso do Plano de Mampituba, as prioridades estão voltadas para a assistência técnica aos produtores rurais,  incentivo a prática da agricultura orgânica e desenvolver políticas públicas voltadas a agricultura familiar em geral.

Nova composição do Conselho

Os membros do conselho debateram sobre a viabilidade da elaboração de uma nova Lei no  ano de 2019 estabelecendo uma nova composição das entidades que estão representadas no CMDR, substituindo as que nos últimos ano não estão comparecendo nas reuniões e colaborando nas decisões.

Legislação sobre o transporte e o transporte de ”cama de aviário”

Está prevista para o próximo ano a criação de uma Lei Municipal visando regulamentar o transporte e a aplicação de esterco de ”cama de aviário” nos meses de verão. Esta é uma demanda antiga da população que sofre com o forte odor e com  o aumento considerável de insetos (moscas) durante os períodos mais quentes, gerando transtornos aos moradores mais próximos, inclusive aos animais que sofrem com a proliferação das moscas.

Entrega dos kits de irrigação

O Município de Mampituba foi um dos municípios gaúchos que foram contemplados com a doação de 10 kits de irrigação para produtores de hortigranjeiros. Em todo o estado 2.700  famílias serão beneficiadas pelo projeto, que sem nenhum custo receberão um kit (bomba, caixa d’água, mangueiras, etc) com capacidade de irrigar uma área de 1.000m². Nesta quinta-feira (13/dez) aconteceu em Charqueadas um evento demonstrativo de utilização do kit para os municípios contemplados. Em Mampituba as famílias contempladas foram definidas através dos seguintes critérios: Produzir hortigranjeiros em sua propriedade. Participar de algum programa de políticas públicas de incentivo a agricultura familiar como o PAA e o PNAE e comercializar seus produtos em feiras públicas, entre outros.

O encontro aconteceu na comunidade de Rio de Dentro, na propriedade do agricultor José Réus Brocca e após a reunião foi servido um almoço colonial aos presentes. Além dos membros do CMDR, estavam presentes o Prefeito Dirceu Gonçalves Selau, a 1ª Dama Lúcia Martins Selau e o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Obras Gilberto Lopes Roldão.