III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Foi realizada no dia 10 de novembro, nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Élio de Farias Matos, a III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mampituba. O evento, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, teve por objetivo oportunizar um espaço democrático de debate coletivo para discussão de propostas que possam nortear as políticas públicas nesta área para os próximos anos no Brasil.
A Conferência foi aberta com a presença de autoridades do município representados pela Primeira-Dama e Secretária de Administração e Finanças, Raquel Pacheco, Vice-Presidente da Câmara de Vereadores, Vilson Moro,
Vereador Ernani da Silva, Secretária Municipal de Assistência Social, Josimeri Schardosim, Secretária Municipal de Educação, Gislaine Magnus, Diretora de Departamento da Saúde, Kelly De Bortolli; Diretora da Escola Élio de Farias Matos, Poliana de Lucca, Presidente do Conselho Tutelar de Mampituba, Aline Brocca e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gedalva Jocemar Alves.
O tema deste ano da Conferência foi “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.” O assunto foi apresentado pela Psicóloga do CRAS, Graziela Porto Trescher e em seguida debatido nos grupos com a participação dos adolescentes, jovens e demais público presentes.
“As propostas e ideias trazidas pelos nossos jovens refletem a importância de serem ouvidos e questionados. Foi impressionante o interesse e a participação deles neste momento tão importante onde se discute políticas públicas eficazes. Não há ninguém melhor do que os próprios adolescentes para apontar suas necessidades e sugerir meios de realização. Esperamos que as propostas que aqui surgiram possam contribuir de maneira significativa na promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes”, relatou a Secretária de Assistência Social, Josimeri Schardosim.