VI Fórum Regional de Preservação das Águas da Lagoa Itapeva acontecerá em Mampituba

A sexta  edição do Fórum Regional de Preservação das Águas da Lagoa Itapeva será realizada em Mampituba nos dias 28 e 29 de outubro, esta é a primeira vez que a  Cidade dos Vales e das Cascatas sediará o evento.

O Fórum foi idealizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Torres, em conjunto com a ULBRA e PATRAM, e visa a preservação das águas da Lagoa Itapeva, com palestras e reuniões relativas ao assunto. Visando a participação de outros municípios, foi iniciada a descentralização do evento, sendo realizadas edições nos municípios de Morrinhos do Sul e  Três Cachoeiras.

Além das participações dos nove municípios que acompanham o Fórum, (Torres, Mampituba, Dom Pedro de Alcântara, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Terra de Areia, Itati e Arroio do Sal), outras entidades são assíduas em todos os eventos: EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, SEMA, FEPAM, CORSAN, Comitê das Bacias dos Rios Tramandai e Mampituba, entre outras.

Os eventos realizados neste período apresentaram projetos, programas e ações, através das iniciativas privadas e Poder Público, que promovem a preservação e uso das águas da Lagoa Itapeva e recursos hídricos da região. Dando continuidade aos trabalhos já realizados a sexta edição do fórum contará com a seguinte programação:

Dia 28 de novembro – terça-feira

09:00 hs:      Abertura
09:15 hs:      Apresentação Cultura Alunos da Escola Demétrio Alves Fogaça
09:30 hs:      Palestra Preservação das Águas e do entorno da Lagoa da Itapeva                                    Engenheira Agrônoma Emiliana Cordioli EMATER Três Cachoeiras                                      e Engenheiro Agrônomo Carlos Cechin.
10:40 hs:      Palestra Sistemas Agro florestais/Licenciamento Ambiental
Balcão de Licenciamento Ambiental Unificado-SEMA Tramandaí
13:15 hs:      Apresentação Cultural Alunos da Escola Afonso Bedinot
13:30 hs:      Palestra Reaproveitamento do óleo de cozinha  Comitê Bacia do Rio                                  Mampituba
14:30 hs:      Palestra Sistema Associativo de Classificação dos Resíduos                                                Recicláveis Marla L. Borges- Ass. Comunitária de Recicladores de Três                                Cachoeiras
15: 40 hs:     Palestra Esgoto Sanitário- Sistemas Alternativos de Tratamento                                       Química e Gestora Ambiental Mírian Leitvke Mackedanz ( CORSAM Torres)

Dia 29 de novembro – quarta-feira
09:00 hs:      Apresentação Teatral Escola Martimiano Ferreira Alves
09:15 hs:      Palestra Plano de Bacia do Rio Tramandaí.
João Varga Souza e STE Consultoria
10: 40 hs:     Palestra Pagamento de Serviços Ambientais – Programa de Proteção de                              Nascentes Eugênio Cânepa e STE
13:15 hs:      Apresentação Teatral Alunos do  CEI Mini Mundo
13:30 hs:      Palestra Novo Código Florestal Brasileiro e CAR Bióloga Karen Flores                                  Rodrigues
14:40 hs:      Palestra Compostagem – Destino adequado dos resíduos orgânicos                                   Dilton Castro ANAMA.
15:30 hs:      Divulgação do resultado da gincana ambiental das escolas do Município
15:40 hs:      Carta do Fórum e definições para o próximo evento.
16:40 hs:      Encerramento.

Esta edição do fórum é organizado pela  Prefeitura de Mampituba em conjunto com o COMDEMAM (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Mampituba) e conta com o apoio das seguintes entidades: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras rurais de Mampituba; Emater, AIRIM, ASTEM, Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Mampituba e Tramandaí.