11ª Festa da Banana foi um sucesso

Realizada neste final de semana na comunidade de Rio de Dentro, interior de Mampituba, a 11ª Festa Municipal da Banana foi um sucesso de público que em grande número prestigiou as várias atrações que aconteceram de sexta até domingo, levando até Rio de Dentro um público estimado em mais de 6 mil pessoas.

Além da programação variada que contou com atividades envolvendo os agricultores como o 2º Simpósio da Banana Orgânica & Juventude Rural que aconteceu na sexta feira, passando pelos grandes bailes durante os três dias, incluindo o Baile Regional da Terceira Idade que lotou o Salão Comunitário . O baile com o Grupo Bailaço na noite de sábado, foi um grande sucesso, sendo considerado um dos maiores, senão o maior já realizado na comunidade. A gastronomia também foi uma das marcas da Festa da Banana, com destaque para o Café Colonial servido nas manhãs de sábado (antes da Abertura Oficial) e no domingo para os participantes do Pedal. Esta edição também ficou marcada pela realização do 1º Concurso de Derivados da Banana com  a participação de 12 inscritos apresentando receitas deliciosas com a principal fruta produzida no município. O tradicional churrasco servido no almoço de domingo, também foi merecedor de elogios, estima-se que em torno de 1.500 pessoas almoçaram na festa.

Um grande número de expositores se fez presente no evento, incluindo além de artigos eletrônicos, brinquedos e de bazar em geral, a edição desse ano contou com a presença de vários empreendedores do município, além de artesãos e produtos coloniais produzidos e servidos pelos clubes de mães. Empresas do setor agropecuário também marcaram presença, como também uma empresa realizou vôos panorâmicos de helicóptero sobre a comunidade, atividade realizada pela primeira vez no município.

O domingo iniciou com a 3ª edição do Pedal da Festa da Banana e seguiu com a Missa em Honra ao Padroeiro São Manoel e a tradicional procissão de carros de bois, tratores, tobatas e cavalarianos, procissão que é marca registrada da festa e que sempre emociona a todos os presentes pela beleza e pelo resgate da cultura do carro de boi, tão marcante na agricultura familiar da região.

A decoração além dos cachos de banana também procurou destacar outras produções locais, como o maracujá, a pitaya, as frutas cítricas e as sementes crioulas. Uma maquete ao ar livre  de um bananal orgânico com agro-floresta foi  construída no local para conscientizar os agricultores da preservação do meio ambiente, principalmente das nascentes d’água que estão desaparecendo devido entre outros fatores ao desmatamento. Uma amostra da exposição Geológica Cultural do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul foi instalada nos estandes da festa para divulgar este importante projeto regional de desenvolvimento que Mampituba está inserido. O domingo também ficou marcado pela presença do ônibus do Grêmio e das taças de Campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, trazidas pelos dirigentes consulares do clube Hermes Duarte  e Flávio Becco que representaram no evento o Presidente Romildo Bolzan. A vinda do ônibus foi uma iniciativa do Consulado do Grêmio no município.

Realizada desde o início da década de 80 pela comunidade de Rio de Dentro, a Festa da Banana desde 2009 integra o Calendário Oficial de Eventos do Município e tornou-se nos últimos anos como o maior evento de Mampituba, sempre contando com a presença de diversas autoridades políticas locais (Prefeitos, Secretários Municipais e Vereadores de diversos municípios da região) e estaduais como os deputados estaduais Edegar Pretto e Pedro Pereira e o Deputado Federal Dionilso Marcon, além de vários outros parlamentares gaúchos representados por assessores no evento.

A Festa da Banana é organizada pela Prefeitura em parceria com a comunidade de Rio de Dentro, mas envolve a participação de diversas entidades como a Emater, o Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais, o Conselho Municipal dos Clubes de Mães, a Brigada Militar, o grupo ‘’Trilheiros 100 Destino’’ e todas as secretarias e departamentos que envolvem a Administração Municipal. Assim como nos anos anteriores, a edição de 2019 da Festa Municipal da Banana contou com o patrocínio Oficial do ‘’Banrisul, o Grande Banco do Sul’’