Valorização da história e da cultura foram os destaques da 9ª Festa Municipal da Banana

A 9ª Festa Municipal da Banana reuniu um grande público na comunidade de Rio de Dentro, interior de Mampituba entre os dias 16 e 18 de junho e se consolida cada vez mais como um grande evento não só do município de Mampituba, como também de todo o Litoral Norte. Aproximadamente 5 mil pessoas visitaram a comunidade, tradicional pela realização da festa que celebra a principal cultura do município de Mampituba desde o ano de 1980.

Além dos grande bailes que animaram os participantes do evento durante os três dias a programação da festa também foi enriquecida com atividades que procuraram resgatar a cultural local em vários momentos durante o evento. Destaque para a gravação do programa ”Mateadas” que será exibido nas próximas semanas pela TV Assembleia e que divulgará não apenas a festa, mas todo o potencial turístico de Mampituba para todo o estado. O Show da Viola na noite de sexta também foi um sucesso de participação, reunindo um grande público e vários cantadores do Litoral Norte Gaúcho e Sul Catarinense.

Outra atração do evento foi o lançamento do livro ”Mampituba – Um Vale Encantado”, escrito pela professora Cloreci Ramos Matos e que resgata a história do município em oito capítulos, enfatizando a origem das etnias que constituem a população mampitubense, assim como a história política do município desde a época que a região ainda pertencia a Torres, assim como a história de vida de várias famílias e personalidade locais. Na tarde de sábado também aconteceu um show com o Mágico Bruno Marioti que encantou a todos (crianças e adultos) com seus truques e brincadeiras.

A procissão na manhã de domingo fez um resgate da história do carro de boi e sua evolução ao longo dos anos na vida dos agricultores, iniciando com o tradicional carro com rodas de ferro, passando pelo carro de pneus até sua substituição pelos gericos, tobatas e agora pelos tratores de grande porte. A procissão de carros de bois como acontece todos os anos é o momento mais emocionante da festa, pois para muitos trás recordações da sua infância, tanto dos bons momentos em família, como também da dureza da lida diária dos agricultores nas décadas passadas.

Outros momentos que também merecem destaque no evento: Baile Regional da Terceira Idade na tarde de Sexta feira; Bailes animados pelos Grupos Chapelão (sexta), Luis Cláudio & Baita Baile (sábado) e Chacoalho de Vanera (domingo); Torneio da Amizade e a escolha da Musa do São Manoel sendo eleita a jovem Emily Schardosim Machado como 1ª Musa do clube. Na tarde de sábado também foi apresentada a jovem Stéfani da Silva Roldão como a Musa do Esporte Clube Cruz de Malta.

Outro ponte forte da festa aconteceu durante a Abertura Oficial na manhã de sábado que reuniu um grande número de autoridades e lideranças políticas locais. Ao todo estiveram presentes 14 prefeitos da região, dois deputados federais (Dionilso Marcon e Marco Maia), quatro deputados estaduais (Altemir Torteli, João Fischer ”Fixinha”, Tiago Simon e o Presidente da Assembleia Edegar Pretto) e dois secretários estaduais (Ernani Polo da Agricultura e Pedro Westphalen dos Transportes). Também estiveram presentes o Gerente Regional da Emater Ademir Santin, o Ex-Deputado e Presidente Estadual do PP Celso Bernardi, representantes da Associação dos Municıṕ ios do Litoral Norte e da União dos
Vereadores do Rio Grande do Sul e várias outras autoridades como assessores de deputados, vereadores e secretários de diversos municípios da região. Em todos os pronunciamentos tiveram destaque a importância da valorização da agricultura como atividade econômica e os temas ligados a atual conjuntura política brasileira também estiveram presentes em vários pronunciamentos.

A Festa da Banana que é organizada pela comunidade de Rio de Dentro desde 1980 e que a partir de 2009 passou a contar com a participação do Poder Público Municipal em sua organização, impressionou a todos pela organização durante os três dias do evento, sempre procurando salientar a importância da ”banana” para o município. Além da comunidade de Rio de Dentro e a Prefeitura outras entidades também colaboram na organização do evento como Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Clubes de Mães e neste ano a novidade foi a participação do grupo ”Trilheiros Sem Destino” que ficaram responsáveis pelos garçons e pela organização das mesas no salão durante toda o evento.