Agricultores Ecologistas de Mampituba instalam a Cooperativa de Produtos Ecologistas e Biodinâmicos de Mampituba – COOPERMECO

Na noite de 03 de novembro de 2016 a agricultura ecológica deu mais um passo importante no município de Mampituba com a ”Assembleia Geral de Constituição da Cooperativa de Produtos Ecologistas e Biodinâmicos de Mampituba – COOPERMECO” reunindo 24 sócios que a partir de 2017 já deverão estar comercializando seus produtos nos grandes centros urbanos, através da venda para supermercados e participando de licitações em órgãos públicos.

A cerimônia aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença dos sócios fundadores, de representantes da Administração Municipal, da Emater e do Programa Juntos Para Competir que durante o ano viabilizou a realização de um curso de ”Redes Associativas” visando a formação dos associados diante dos novos desafios a serem enfrentados pela cooperativa. O curso foi viabilizado pelo SEBRAE e ministrado pelos professores Guilherme Killing e Antônio Reginato que estiveram presentes na assembleia, assim como o Sr. André Bordignhon, Coordenador da Carteira de Horticultura do SEBRAE e da Gestora do Projeto Juntos Para Competir Lissandra Monza.

A primeira diretoria da COOPERMECO ácou assim constituída: Presidente: Rafael Lopes da Silva; Vice Presidente: Altemir Silveira da Costa (Tiriva); Secretário: Leandro Silva da Costa e Tesoureira: Jucélia Cardoso da Silva Ortolan.
O primeiro passo da Cooperativa é a estruturação do espaço físico que será instalado na comunidade de Rio da Panela, com planejamento para no decorrer do próximo ano já iniciar a comercialização da produção, que neste primeiro momento será quase que exclusivamente de banana, mas que será ampliada para outras variedades de hortifrutigranjeiros.