Divulgada programação da 11ª Festa Municipal da Banana

Teve início esta semana a divulgação da 11ª Festa Municipal da Banana que acontecerá de 14 a 16 de junho na comunidade de Rio de Dentro, interior de Mampituba. O evento que desde 1980 é organizado pela comunidade de Rio de Dentro a partir de 2009 passou integrar o Calendário Oficial de Eventos de Mampituba, tornando-se o evento mais tradicional do município.

O evento terá início na sexta feira dia 14 de junho, quando acontecerá o ”2º Simpósio da Banana Orgânica e Juventude Rural”, um evento organizado em conjunto pela Secretaria Municipal da Agricultura, EMATER-Ascar e MPA, tendo como objetivos principais:  Sensibilizar agricultores(as) para a transição para agricultura de base ecológica; Assegurar a segurança e soberania alimentar das famílias em transição e da produção orgânica. O Simpósio tem início as 08:30 e segue até as 16 horas.

A programação de sexta segue com o tradicional Baile Regional da Terceira  Idade que nesta edição  será animado pela dupla GISELLE & SANDRO HENRIQUE e reunirá vários grupos da Melhor Idade da região.  A noite de sexta segue com outro evento já consolidado da Festa da Banana que é o Show da Viola, atração com início previsto para as 20 horas e que reúne  violeiros, gaiteiros e cantadores de toda a região do Litoral Norte Gaúcho e Extremo Sul Catarinense. Durante as apresentações haverá feira de galinhas assadas e na seqüência a dupla GISELLE & SANDRO HENRIQUE farão um show antecedendo o grande baile de sexta feira com entrada franca animado pelo Grupo GINETES DO BRASIL.

No sábado as 08 horas deverá acontecer a abertura dos estandes e as 09:00 hs será servido um Café Colonial aos  presentes. As nove e meia terá início a décima primeira  edição do Torneio da Amizade no campo do Esporte Clube São Manoel, reunindo equipes convidadas da categoria veteranos.  As dez horas, prefeitos do Litoral Norte se encontrarão em mais uma reunião ordinária da Amlinorte fechando a programação da manhã de sábado, está prevista para as 10:30 hs a Abertura Oficial da 11ª Festa Municipal da Banana que todos os anos reúne um grande número de lideranças locais e de autoridades políticas como vereadores, prefeitos, deputados federais e estaduais, além de Secretários Estaduais e representantes de órgãos como a União dos Vereadores do Rio Grande do sul e Ministério Público entre outros.

Ao meio dia será servido um almoço colonial onde a venda antecipada dos ingressos será iniciada já na próximas semanas. Após o almoço será realizado o primeiro sorteio do ano do programa ”Nota Premiada – Cascata de Prêmios III” que sorteará vale-compras para quem realizar compras no comércio local ou pagar algum tributo junto a  tesouraria municipal.

A partir das 14 horas será realizado o 1º Concurso Derivados da Banana, evento organizado pela Emater em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e com a Comissão Organizadora da Festa da Banana, e que tem por objetivos principais incentivar o consumo de derivados da banana e proporcionar aos participantes a oportunidade de elaborar produtos e demonstrar a sua criatividade. A festa segue na noite de sábado as 20 horas quando terá início o bazar com um jantar com galeto, carne de porco & saladas, e para fechar a noite um grande baile com animação do Grupo Bailaço. Ingressos antecipados para este baile podem ser adquiridos no Posto de Combustíveis Mampituba e com os alunos do ”Terceirão Sublime” da Escola Élio de Farias Matos.

Abrindo a programação de domingo acontecerá o 3º Pedal da Festa da Banana que deverá reunir um ciclistas de várias regiões dos estados do RS e SC que participarão do evento que será dividido em três trajetos, curto, médio e longo e que terá largada e chegada junto a Praça Central de Rio de Dentro. Nas próximas semanas a organização do Pedal divulgará os trajetos e também os locais das inscrições para a atividade.

As 10 horas acontecerá a programação religiosa em honra ao Padroeiro da Comunidade São Manoel que será presidida pelo Padre Ildomar Danelon, seguida da tradicional procissão de carros de bois, tobatas e tratores, uma das principais marcas da Festa da Banana e que acontece ininterruptamente desde a primeira edição da festa em 1980. Após a procissão será servido o tradicional almoço com churrasco, saladas e bebidas em geral e as 13:30 serão escolhidos os festeiros para a festa de 2020. Fechando a programação da 11ª Festa da Banana o Grupo GINETES DO BRASIL animará a Domingueira de Encerramento a partir das 14 horas.

Organizada pela comunidade de Rio de Dentro em conjunto com a Prefeitura de Mampituba, a Festa da Banana conta com o apoio e a participação de diversas entidades como a Câmara de Vereadores, a EMATER-Ascar, o Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Mampituba,  a Brigada Militar e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).  A festa que tem o BANRISUL como o principal patrocinador deverá contar com um  público superior a seis mil pessoas durante os três dias do evento.