Festa da Banana reúne grande público em Rio de Dentro

DCIM100MEDIADJI_0030.JPG

Nem mesmo a forte massa de ar polar que cobriu nossa região no último final de semana impediu que um grande público prestigiasse a décima edição da Festa Municipal da Banana que aconteceu em Rio de Dentro, Município de Mampituba de 15 a 17 de junho. Um público estimado de cinco mil pessoas  visitou a comunidade durante  os três dias do evento.

A Festa que em 2018 contou com o Patrocínio Oficial do Banrisul teve início na sexta feira com o ”1º Simpósio da Banana Orgânica e Juventude Rural”, evento organizado pela Secretaria Municipal da Agricultura, Emater, , Movimento dos Pequenos Agricultores e que contou com o apoio do Sindicato dos Trab. Rurais de Mampituba e da empresa Aliança Agropecuária. Na sexta também ocorreu um grande Baile Regional ad Terceira Idade animado pelo ”Grupo Canção” reunindo grupos de diversos municípios da Região. O primeiro dia do evento contou a inda com  mais uma edição do Show da Viola e fechou com um Baile animado pelo Grupo ”Ginetes do Brasil”.

O Sábado teve início com a Abertura Oficial que contou com a presença de diversas autoridades políticas locais e regionais com destaque para os Deputados Estaduais Pedro Pereira (PSDB) e Nelsinho Metalúrgico (PT).  O Deputado Federal Alceu Moreira (MDB) e o Deputado Estadual Edegar Pretto (PT) também se fizeram presentes  em outros momentos da festa. A Abertura Oficial também contou com a presença dos prefeitos Luis Steffen de Morrinhos do Sul/RS; Schamberlaen Jose Silvestre de Cambará do Sul/RS; Nei Pereira dos Santos de Caraá/RS; Margarete Simon Ferretti de Nova Santa Rita/RS e Henrique Maciel de Praia Grande/SC. Durante o sábado a festa também teve como atrações o 10º Torneio de Futebol Veteranos, apresentações artísticas das escolas do Município e fechou com um grande baile animado por ”Toque do ‘Tchê” e ”Léo Monteiro & BDV”

No domingo a festa iniciou cedo com a realização do 2º Pedal da Festa da Banana que reuniu mais de uma centena de ciclistas para pedalar pelas estradas da Cidade dos Vales e das Cascatas mesmo com a geada que ainda cobria a praça de Rio de Dentro quando os primeiros participantes começaram a chegar no local.  Outra grande atração do domingo foi a tradicional procissão de carros de bois, tratores e tobatas que acontece de a primeira festa em 1980 quando a festa começou a ser realizada apenas pelos moradores da comunidade. A tarde um baile animado pelo grupo  ”Chacoalho de Vanera” encerrou as festividades.

A Festa da Banana que teve sua primeira edição em 1980 e que passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Mampituba a partir de 2009 envolve além da comunidade de Rio de Dentro e a Administração Municipal um grande número de entidades que permitem o sucesso da realização de mais uma edição do evento.  Também tiveram um papel importante ao longo da festa a Emater; o Sindicato dos Trab. Rurais de Mampituba; o Clube de Mães Nossa Senhora Aparecida; os feirantes da Feira da Agricultura Familiar de Mampituba que esteve presente durante os 03 dias da festa; as guardiãs das Sementes e o Grupo  ”Trilheiros 100 Destino”  que auxiliou durante a festa na organização do salão.

A comunidade e a Administração Municipal agradecem a todos que participaram e/ou colaboraram na organização do evento, tanto os trabalhadores, como também os expositores, patrocinadores, festeiros e a todos que de uma forma ou de outra também colaboraram com o sucesso do evento.