Produção Orgânica foi tema de Simpósio durante a 10ª Festa Municipal da Banana

0
1090

Organizado pela Secretaria Municipal da Agricultura, Emater, e Movimento dos Pequenos Agricultores e com o apoio do Sindicato dos Trab. Rurais de Mampituba da empresa Aliança Agropecuária aconteceu na última sexta-feira (15/jun) o ”1º Simpósio da Banana Orgânica e Juventude Rural” que teve principal como objetivos principais: sensibilizar os agricultores para a transição da agricultura convencional para a ecológica; assegurar a soberania e segurança alimentar das famílias em transição e organizar grupos para comercialização de produtos ecológicos e assim possibilitar a permanência dos jovens no meio rural.

Entre os temas abordados no Simpósio destaque para: ”Segurança e Soberania alimentar” ministrado pela Engenheira agrônoma Lauren Pettenon; ”Manejo da Biodiversidade” ministrado  pelo Cooredenador Estdual do MPA Miquéli Schiavon;   O Simpósio também foi marcado por alguns relatos de agricultores e lideranças sobre os temas abordados. O Jovem Leandro Costa, morador de Rio da Panela fez um relato de experiências da Juventude Rural na Produção Orgânica. O casal de Agricultores Dirleu Muller e sua Esposa Regina Duarte fizeram um relato de uma experiência de transição bem sucedida da produção convencional para orgânica e o Coordenador Bruno Engel Justin da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (COOMAFITT) fez um relato de experiências da Juventude Rural no Cooperativismo desenvolvidas pelos ócios da COMAFITT. A geóloga Flávia Fernanda de Lima também apresentou aos participantes do simpósio um relato sobre a importância do Projeto Geoparque Caminhos dos Canyons do Sul para a agricultura familiar na região.

Para encerrar o evento foi elaborada uma carta em nome dos participantes que será entregue na manhã de sábado as autoridades políticas locais e regionais apresentando as principais demandas e reivindicações dos agricultores e os participantes do simpósio puderam conferir ”in loco” a experiência bem sucedida na transição para agricultura orgânica realizada na propriedade do agricultor Dirleu Muller em Roça da Estância através de uma visita técnica em sua propriedade realizada no final da tarde de sexta-feira. Outra atividade realizada durante o Simpósio foi a entrega dos certificados para os agricultores que participaram do Curso de Princípios Básicos da Agricultura Ecológica realizado recentemente em Mampituba e organizado pelo Centro Ecológico de Dom Pedro de Alcântara.

Um fruto importante do simpósio foi a realização da ”Rodada de Negócios” na tarde de sábado e que contou com a presença de diversos produtores rurais, estabelecimentos comerciais ligados ao setor agropecuário (COOPERJA e Aliança Agropecuária) e representantes de cooperativas, que realizaram um bate papo com os agricultores para expor seus produtos e serviços, incluindo entre elas o SICOOB que apresentou suas linhas de crédito para a produção orgânica. A experiência foi considerada positiva e deverá ser repetida nas próximas edições da Festa da Banana