Mampituba realiza 1ª Entrega do Programa de Aquisição de Alimentos

Aconteceu na manhã desta terça feira (27/mar) no Pavilhão da Agricultura Familiar em Mampituba, a ”1ª Entrega Simultânea de Alimentos” no ano de 2018 através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal. Durante os próximos 12 meses serão atendidas 100 famílias que receberão mensalmente cestas básicas compostas por alimentos produzidos no próprio Município adquiridos diretamente junto aos agricultores num montante de até oito mil reais por mês, sendo que cada produtor poderá comercializar até R$ 6.500,00 por cada DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF. Neste primeiro momento 24 agricultores já estão habilitados a vender seus produtos para o programa, sendo que os pagamentos serão realizados diretamente pelo próprio governo através de um cartão bancário próprio  para o recebimento dos recursos do PAA.

O evento contou com a presença de autoridades locais e de representantes que formam  o Grupo Gestor que coordena o programa no município formado pela Secretaria Municipal da Agricultura, pela Emater, pelo Sindicato dos Trab. Rurais e pela Secretaria Municipal da Assistência Social que foi responsável pela definição das famílias que receberão os alimentos, estabelecidas através de critérios como por exemplo o recebimento do Bolsa Família. A Coordenadora do Grupo Gestor é a Engenheira Agrônoma Joceline Barros Ramos, que atualmente exerce o cargo de Secretária Municipal do Meio Ambiente.

Em seu discurso o Prefeito Dirceu destacou a importância de mais esta conquista para os agricultores e salientou que pretende realizar um governo também marcado por iniciativas que procure melhorar a vida e a renda das pessoas, citando como exemplo a produção ecológica de alimentos e a comercialização direta dos produtos, eliminando os atravessadores, gerando um aumento considerável da renda dos agricultores. Dirceu finalizou dizendo que os agricultores ecologistas, além de obterem uma renda mais elevada e estável com a venda dos seus produtos em relação a produção convencional, também produzem vida para si, para suas famílias e principalmente para o Meio Ambiente, ao eliminar o uso de produtos químicos e agrotóxicos.