Mampituba realizará aplicação do BTI para combate ao Borrachudo dia 23 de outubro

A equipe da Vigilância Sanitária de Mampituba iniciará na próxima semana a distribuição do larvicida biológico ”BTI” utilizado no combate ao mosquito borrachudo. A próxima aplicação está prevista para o próximo dia 23 de outubro e até esta data o larvicida será entregue nas propriedades dos 120 aplicadores voluntários cadastrados para realizar a aplicação do produto nos córregos de suas propriedades e arredores.

Segundo o Secretário Municipal da Saúde Ricardo dos Santos, o excesso de chuvas das últimas semanas atrasou a aplicação e contribui para a proliferação dos insetos. ”Para a aplicação correta do BTI o volume das águas deve estar normalizado e a água corrente precisa estar limpa, caso contrário as larvas não absorverão o produto e não será atingido o objetivo necessário”, salienta Ricardo. Está será a segunda aplicação após o inverno e o custo de cada aplicação ao município gira em torno de R$ 2.000,00, recurso que será desperdiçado se o larvicida não for aplicado corretamente

Além da aplicação do BTI outras iniciativas também precisam ser realizadas para combater o mosquito, principalmente a limpeza das sangas e córregos retirando folhas, galhos secos e qualquer outro material que viabilize a fixação e a reprodução das larvas.  Outro local propício para a reprodução do borrachudo são as saídas  de açudes e represas, sendo necessários pelo menos uma vez ao ano o escovamento das pedras, canos de PVC e de cimento onde acontece a vazão do excesso das águas.

Visando a importância da participação da comunidade em geral no combate ao mosquito borrachudo a Secretaria Municipal da Saúde em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais foi lançada no dia 28 de março desse ano a campanha ”É o Fim da Picada”. O Borrachudo, também conhecido como Simulídeo, é um inseto hematófago de hábitos diurnos, pertencente à família Simuliidae. Ele possui um raio de vôo de 40 km a partir do curso d’água e vem sendo um problema em diversas regiões do Brasil nas últimas décadas. O Sangue ingerido pelo Borrachudo é utilizado para o desenvolvimento dos ovos no interior da fêmea. Mesmo agendada para o dia 23 de outubro, a aplicação do BTI nesta data dependerá das condições climáticas.