Prefeito de Mampituba passa a integrar a coordenação colegiada do território rural do Litoral

O Território Rural do Litoral, vem comprovando sua qualificação e comprometimento com a vida desta região, a partir das Instituições que o integram, e que lá estiveram nesta segunda-feira, dia 22, construindo mais esta etapa, que irá integrar e dar visibilidade as ações e aos atores sociais territoriais, lideranças comunitárias, étnicas, professores, prefeitos, técnicos, agentes públicos municipais e regionais, e sindicais.

Nesta Plenária foram escolhidos os representante de segmentos representativos do Território Rural que agora formarão uma Coordenação Colegiada a partir de Representante das Instituições de Ensino Superior do Litoral (UFRGS-CampusTramandaí, IF/Osório), da AMLINORTE, o Prefeito Dirceu Gonçalves, de Mampituba; dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural; das Cooperativas da Agricultura Familiar, Charles de Lima; da Extensão Rural, EMATER. Ademir Santin, e ANAMA; das Mulheres, Sandra Kauer/COOPVIVA e Dalva Pugen, da EMATER, Povos e Comunidades Tradicionais, dos Quilombolas, Ocimar Duarte, dos Guarani o Cacique Felipe Brizoela, dos Pescadores, Vilson Hopke, representantes da Juventude e dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais.

Com maturidade, visão de coletividade e futuro, um conjunto de instituições que integram o Colegiado do Território Rural do Litoral, aprovaram as Diretrizes que nortearão as Ações do PTDRS – Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável, período, 2017/2020, a partir de vários documentos produzidos nas diversas Conferências Territoriais; Juventude, Mulheres, Segurança Alimentar e Nutricional, ATER e Extensão Rural, ATER Mbyá Guarani, bem como Seminários de Desenvolvimento Territorial, de Pescadores, Quilombolas, Gênero, Segurança Alimentar Nutricional, Agroflorestas em Rede, e outras tantas reuniões e encontros promovidos pelas 8 (oito) Câmaras Temáticas do Colegiado.

As Diretrizes aprovadas, (80-oitenta), serão transformadas em ações, e estas, integradas com as ações dos diversos Planos de Desenvolvimento existentes no Território, tal como o Plano de Desenvolvimento Regional (COREDE), Planos de Desenvolvimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Território Rural Litoral, Planos de Manejo das Unidades de Conservação do Território Rural Litoral RS, entre outros.
Complementado esta etapa, uma síntese do diagnóstico que comporá este Plano, foi explanado pelo pesquisador Igor Kunh (NESANS/UFGRS) bem como proferida uma palestra integradora do trabalho desenvolvido para a produção de alimentos de base ecológica, por Sidilon Mendes, do Centro Ecológico de Torres.

Foi apresentado também o novo projeto que está sendo desenvolvido no Território Rural do Litoral, sobre Educ. Alimentar e SANS, pela Profª Gabriela Coelho – Coordenadora do PGDR/UFRGS, nos municípios de Osório, Caraá, Capivari do Sul, Mostardas, Tramandaí, Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Tavares e Torres, Riozinho e Morrinhos do Sul. Este Projeto refere-se a municípios que apresentam algum grau de vulnerabilidade social a partir do cruzamento de dados do Cadastro Único da Assistência Social, com os beneficiários do Bolsa Família e SISVAN/Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional. Projeto desenvolvido pelo MDSA/UFRGS/SEAD/PGDR, com a parceria de Secretarias do Gov. do RS.

Mampituba passa a fazer parte direta de um espaço de articulação, de decisões para a região litorãnea, entre EMATER, Universidades, Prefeituras, Sindicatos, Associações, Cooperativas, Conselhos Regionais, em que o Prefeito Dirceu Gonçalves terá muito a contribuir. Parabéns Mampituba. (Assessora de Gestão Social do Território Rural do Litoral. Brizabel Roocha/23/05/2017)