1ª Mostra Vida e Saúde do Projeto Drogas #Pense Bem faz comunidade refletir sobre a importância do combate a prevenção ao uso de drogas

O projeto Drogas#PenseBem sistematizou um conjunto de ações de iniciativa da Prefeitura Municipal de Mampituba através da Secretaria Municipal de Saúde e Educação ofertadas aos discentes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Afonso Bedinot e Demétrio Alves Fogaça e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Martimiano Ferreira Alves. A proposta surgiu a partir do comprometimento da Secretaria de Saúde em ampliar as metas pactuadas no Programa Saúde na Escola.

Seu objetivo era promover através do percurso formativo escolar um processo dialógico e interativo de construção de um conceito vivencial sobre as drogas, suas formas, efeitos e resultados, bem como fomentar a ideia de tornar esse projeto um programa municipal de prevenção.

As metas pactuadas foram alcançadas com êxito, seis meses de trabalho, mobilizando um total de dez turmas, de 6º a 9º ano, atingindo o número de cento e oitenta e cinco alunos. A metodologia adotada sempre esteve atenta em valorizar a autonomia e poder de decisão dos discentes.

O percurso se organizou em três fases, cada fase contemplou um eixo temático de base:
Eixo 1 – Identidade individual e coletiva (quem sou e onde estou);
Eixo 2 – Prevenção álcool, tabaco, crack e outras drogas; Cultura de paz,                                       cidadania, direitos humanos; e Direito sexual e reprodutivo;
Eixo 3 – Proposta interventiva junto à comunidade

Nessa perspectiva foram ofertadas palestras, estudos de caso, dinâmicas de grupo, caminhadas de mobilização, participação no campeonato municipal, panfletagens de sensibilização, oficinas interativas (bijuterias), saídas de campo, e outros. E os resultados foram espetaculares.

A 1ª Mostra Vida e Saúde Projetos Drogas#PenseBem simboliza esses resultados uma tarde noite de programação onde toda comunidade foi convidada a  refletir sobre as consequências do uso abusivo do álcool, tabaco e outras drogas, mais acima de tudo, onde se promoveu o encontro de diferentes gerações mobilizadas por um único propósito: “Exercer o cuidado, prevenindo riscos e promovendo a vida!

Cabe destacar a apresentação cultural de abertura, o teatro “Família em Recuperação” realizada pelos alunos do 6º e 7º anos, a Exposição Drogas#PenseBem (redações escritas pelos alunos), com sobressalto dos alunos(as) Maria Clara Valim 9º ano, Sabrina da Costa Roldão 8º ano, Eduardo 7º ano e Emilly Chrisline Brocca 6º ano, a gincana Xbox e o labirinto #PenseBem, ofertas promovidas pela Escola Martimiano. A Escola Afonso Bedinot além de dispor do espaço de acolhida da 1ª Mostra foi atuante na organização dos jogos esportivos e abrilhantou a noite com apresentação de danças coreografadas com segundo, terceiro e oitavo ano.

Por conta da Trup da Demétrio o público foi encantado com a primeira edição do gibi temático, um trabalho construído pela turma do 6º ano a partir das reflexões realizadas dentro e fora da sala de aula! A história “Bia, onde tudo começou…” relata a vida uma menina que teve sua infância comprometida pelo uso abusivo de drogas acometido por seus pais e irmão mais velho, o tempo passou ela foi oportunizada a vivência através da Escola em um Projeto de prevenção, o que transformou seu futuro e de seu irmão mais novo! É importante destacar o talento da pequena Larissa Oliveira que a mão livre atribui forma e emoção as ideias da turma. Esses resultados reúnem o esforço e dedicação de alunos, professores, funcionários e direção.

A tarde contou também com um relato emocionado e emocionante de mãe e filho, Cristina Grossmann e Tiago Grossmann, trouxeram ao público a história de luta de um dependente químico pela sobrevivência. Uma trajetória de dor, resistência e superação.

Após a participação especial dos palestrantes foi promovido no palco central o encontro de diferentes gerações, representados pela senhora Ana Lima Réus e sua filha Zeli, o Senhor Olímpio da Silva e seu filho Carlos, e a garotinha Carine, eles tinham nas mãos várias mudas, entre elas duas de pau-brasil, que foram plantadas no pátio da Escola simbolizando o comprometimento de toda comunidade em cuidar e cultivar a prevenção e o cuidado com o outro! As demais mudas serão distribuídas entre as Escolas.

Destaque também na programação foi a oferta dos serviços de saúde o Reiki, acupuntura, auriculoterapia, vacinação, testes rápidos, aferição de pressão, orientação e planejamento familiar, saúde bucal, saúde mental, espaço Kids com PIM, entre outros.

A presença dos parceiros tornou o ambiente acolhedor e diversificado a Emater com a Feira da Agricultura Familiar, Horto Medicinal e Chás, a Secretaria de Assistência Social com o Projeto Sementinhas de Mampituba do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o Ensino Médio da Escola Élio de Farias Matos com projeto Cidadania Jovem, Secretaria de Educação com Grupo de dança tradicionalista Sentinela dos Vales e o Projeto Geoparque, sendo destaque a exposição de animais empalhados e a roda ao som de gaita do Senhor Vílson Nascimento.

O encerramento da noite foi marcado pela entrega das certificações, homenagens e coquetel animado por ”Orion Santos Acústico”.  Um último destaque foi a moção popular para ingresso de projeto de lei  de iniciativa popular na Câmara  de Vereadores que torne essa iniciativa uma política pública permanente e continuada de caráter intersetorial, envolvendo Saúde, Educação, Assistência Social e Segurança Pública, com mais de 200 assinaturas coletadas durante o evento.

Segundo a assistente social e uma das idealizadoras do Projeto Gabriela Colombo, ”O Projeto Drogas #PenseBem sem dúvida cumpre de forma efetiva e eficaz o compromisso das secretarias da Saúde e de Educação em investir na prevenção, concretizando a filosofia de que o futuro depende essencialmente das escolhas do presente, de que é preciso investir no invisível aos olhos!”