Mampituba realiza a V Conferência Municipal da Assistência Social

Aconteceu na tarde da última quinta-feira (22/jun) no Centro de Convivência para Idosos no Centro de Mampituba a ”V Conferência Municipal da Assistência Social que teve como tema principal: ”Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social. O evento reunir cerca de 50 pessoas que debateram as propostas apresentadas nos quatro eixos que nortearam a conferência

· EIXO 1: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a
gestão dos direitos socioassistenciais.
· EIXO 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.
· EIXO 3: Acesso às seguranças sócio-assistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos sócio-assistenciais.
· EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos sócio-assistenciais.

A Conferência teve como palestrante a Assistente Social Vanessa Benedet que apresentou um histórico e os desafios das políticas sociais no Brasil e no município de Mampituba e conduziu os trabalhos em grupos durante toda a conferência, onde nas discussões referentes aos eixos saíram diversas propostas para os entes municipal, estadual e federal, sendo algumas delas rever os critérios de repasses aos municípios bem como assegurar os direitos já adquiridos.

Estiveram presentes no evento os membros do Conselho Municipal da Assistência Social, do Prefeito Dirceu Gonçalves Selau, representantes de entidades do município, secretários municipais, e representantes de usuários da política de assistência social.

Por último foram escolhidos os delegados para a Conferência Estadual que acontecerá em outubro: Representando os órgãos de governo Maıra Bonato e Daiane Carvalho Teixeira Pereira; Representando as entidades Alexandre de Almeida e Marizete Constante Ramos; Representando os usuários Lorena Selau e Volnete Brocca. A Conferência é organizada pelo Conselho Municipal da Assistência Social que tem como presidente a Sra. Angela Cardoso Lumertz.